Lançamento do livro “Design & Desenvolvimento: 40 anos depois” – 27 de Setembro, 17h00 – Auditório EP1

“Design & Desenvolvimento: 40 anos depois” 

Organização de Gabriel Patrocínio , José Mauro Nunes 27 de Setembro,

Com a presença de Gabriel Patrocínio, em conversa com a professora Lucy Niemeyer (IADE)

Esta é uma obra inédita sobre o design como fator indispensável para o desenvolvimento económico e social. Uma riquíssima contribuição de importantes autores internacionais para este tema de enorme relevância, especialmente no contexto atual.

O livro “Design e desenvolvimento: 40 anos depois” apresenta contributos para a reflexão sobre a importância do design, abordando fatos históricos e atuais e explorando o tema sob diferentes pontos de vista, desde sua contribuição no âmbito da economia até à sua aplicação na gestão pública, em especial no desenvolvimento de políticas públicas.

O livro reúne contribuições de nomes como Victor Margolin, Gui Bonsiepe, Mugendi M’Rithaa (presidente do ICSID), além de importantes autores da Turquia, India, China, e outros países, complementado ainda pela primeira edição de documentos inéditos da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), produzidos há 40 anos atrás.

 

Em maio de 2016 o livro foi distinguido com o troféu prata na categoria livros de design do Prémio Internacional de DesignObjeto: Brasil, na cidade de São Paulo. Segundo o Presidente do ICSID, Mugendi M’Rithaa, trata-se da mais importante obra publicada nesta última década sobre o tema do design como elemento de promoção do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Gabriel Patrocínio é designer, doutor em Políticas Públicas de Design pela Universidade de Cranfield (Reino Unido) e professor na UERJ.

José Mauro Nunes é doutor em Psicologia e também professor na UERJ e na Fundação Getulio Vargas.

No contexto de seus trabalhos no Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFHT-UERJ) e no Laboratório de Políticas de Design (DPLab.Rio), os dois organizaram este livro reunindo alguns dos mais importantes autores da área para discutirem o tema do design como promotor de desenvolvimento.

Às contribuições dos Estados Unidos e da Europa (Reino Unido), juntaram-se outras da África, da Índia, da China, da Turquia, do Brasil e da América Latina, estabelecendo um diálogo Sul/Sul sobre o tema – que se pode dizer inédito. Dois documentos da década de 1970, produzidos para o programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), tiveram sua publicação autorizada pela primeira vez nesta obra, resgatando um importante pedaço da história das políticas de design no mundo, em especial nos países periféricos. O livro traz, ainda, entrevistas com Mugendi K. M’Rithaa, Presidente do Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (ICSID), organização que também protagoniza essa discussão desde os anos 1960, e com Gui Bonsiepe, autor do primeiro dos dois documentos aqui reproduzidos. A visão dos designers e académicos é complementada por economistas e especialistas em consumo, trazendo novas perspectivas para as questões analisadas. Uma obra de referência que pretende também servir de plataforma inicial para a ampliação do diálogo sobre políticas de design no contexto da América Latina, dos BRICS e do resto do mundo.

capa_foto1

 

Mais informações sobre o livro

https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/design-amp-desenvolvimento-1114

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s