Diogo Martins Antigo aluno da ESAD.CR do Curso de Artes Plásticas expõe trabalho na Ermida Nossa Senhora da Conceição/Lisboa

Ermida Nossa Senhora da Conceição

Inauguração: 30 de Agosto – 18h
Até 6 de Setembro 2016

Diogo Almeida Martins desenvolve o seu trabalho sob várias premissas, tais como a do duplo, do eu, de simulacro de realidades, do palco, da profundidade. No corpo de trabalho do artista verificamos a utilização de vários media presentes nas artes plásticas, tais como a fotografia, a escultura e a pintura. No entanto transversal a este, está presente uma ausência constante dada através das marcas deixadas pelo passado, ou de elementos que outrora ocuparam o espaço que se deixa mostrar. 

Nas suas peças a presença autoral existe através da sobreposição de duas realidades, a realidade do artista e uma realidade externa, prevalecendo apenas o que surge desta união. 

Na criação da obra final, Diogo Almeida Martins acrescenta à sua imagem uma identidade imaginária, que é no entanto uma proposta subjetiva ao observador. A interpretação das peças não é totalmente directa, uma vez que o ato de ver adiciona e constrói novas leituras.

Numa antiga Ermida, o artista propõe dar um último folgo à identidade que ao longo do tempo foi-lhe retirada. Recriando e aludindo espaços que outrora estiveram ocupados, por objectos sagrados ou por simples bancos, induzindo que na realidade tudo era como está a ser mostrado. Todo o espaço regressa ao passado, representado pelo vazio e silhuetas.
4017

Biografia 


Vive e trabalha em Portugal – Lisboa. Licenciado em Artes Plásticas, na Escola Superior de Artes e Design, nas Caldas da Rainha, onde concluiu também o Mestrado em Artes Plásticas no ano 2014. Em 1991 foi viver para a Bélgica, regressando a Portugal em 1998, onde desde então vive. Já em Portugal, o artista tem vindo a realizar várias exposições nos últimos anos, podendo ser destacadas Meia Pensão, no âmbito do Ciclo de Exposições no Hotel Madrid, Caldas da Rainha (2014), a exposição Mini Hotel, um projecto intitulado Passa a Cabine, organizado pela Fundação PT / IP Leiria, Caldas da Rainha (2013), e a Em desenho, no Museu José Malhoa, Caldas da Rainha (2012).

Info retirada em: http://www.travessadaermida.com/index.php?q=C%2FNEWSSHOW%2F4019

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s