Prémio LCiP 2016 – Vencedor o aluno do Mestrado de Design de Produto da ESAD.CR – Marco Balsinha

aaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaO projeto Uroboro, desenvolvido por Marco Balsinha no âmbito do Mestrado em Design de Produto da ESAD.CR, em colaboração com a empresa Val do Sol, foi o vencedor dos Prémios LCiP 2016, na categoria de Desempenho ambiental, social e económico de produto(s) e/ou serviço(s).

O Uroboro é um equipamento de vermicompostagem em barro vermelho que permite o processamento de resíduos biodegradáveis vegetais dentro de casa sem perturbar o normal quotidiano das famílias e sem pôr em causa a sua segurança e conforto.

O LCiP – “Lyfe Cycle in Practice” é um projeto de 3 anos cofinanciado pelo LIFE+. Utilizando abordagens e ferramentas de ciclo de vida (incluindo avaliação do ciclo de vida, ecodesign e rotulagem e declarações ambientais de produto), o LCiP destina-se a apoiar PME em setores predefinidos, com o objetivo de melhorar a eficiência dos recursos e de reduzir as emissões e resíduos que ocorrem ao longo do ciclo de vida dos seus produtos e serviços, desde a extração e processamento de matérias-primas até à gestão de fim de vida, passando pelas fases de produção, distribuição, utilização e de todos os passos de transporte ocorrendo ao longo desse ciclo.
Os parceiros do projeto internacional LCiP – Life Cycle in Practice (www.lifelcip.eu) promoveram este ano a segunda edição dos Prémios LCiP – Abordagens de Ciclo de Vida, com o objetivo de sensibilizar e estimular o pensamento de ciclo de vida nas empresas e a melhoria do desempenho ambiental dos seus produtos e serviços. Este concurso pretende ser um veículo de divulgação nacional e internacional das empresas que se destacam no domínio da inovação sustentável.
Por ciclo de vida entende-se o conjunto de etapas consecutivas e interligadas de um produto, desde a obtenção de matérias-primas ou sua produção a partir de recursos naturais até ao destino final, passando pela fabricação, transporte e utilização.
A sessão de entrega de prémios teve lugar por ocasião do evento de lançamento do Centro de Recursos de Abordagens de Ciclo de Vida e Economia Circular, a 23 de junho de 2016.
As candidaturas foram avaliadas por um júri de peritos das áreas da gestão ambiental, da sustentabilidade e do design:
Doutor Hélder Gonçalves, Presidente do LNEG, na qualidade de Presidente do Júri
Dra. Isabel Lico, Agência Portuguesa do Ambiente
Prof. Luís Pessanha, Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Instituto Politécnico de Leiria
Prof. Manuel Pinheiro, Instituto Superior Técnico
Eng.ª Marisa Almeida, Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro
Dr. Paulo Martins, Direção Geral de Energia e Geologia
Prof.ª Teresa Franqueira, Universidade de Aveiro

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s