Antigo aluno da ESAD.CR Bruno Carnide vence o Prémio de Melhor Documentário em São Tomé e Príncipe

NOTA DE IMPRENSA
Com a curta-metragem “Manuel”
O documentário «Manuel» de Bruno Carnide (realizador leiriense), e produzido pelo CoffeeMuseum.Com, venceu, no último sábado, dia 31 de outubro, o prémio de melhor documentário no festival São Tomé FestFilm, destacando-se de entre os 845 filmes, de 45 países diferentes a concurso.

Estreado há menos de dois meses, e lançado oficialmente online, a 2 de novembro de 2015, além do prémio no São Tomé FestFilm, o documentário “Manuel” já havia sido, igualmente, seleccionado para o 10th Development Film Fest (Índia) em Setembro último.

Este é já, no total, o 10.º prémio de Bruno Carnide, que conta com 7 prémios nacionais e 3 internacionais.

MANUEL
Em cerca de 7 minutos, “Manuel” apresenta uma das muitas histórias que se podem encontrar naquela terra:
“Chama-se Manuel. 71 anos. Viúvo. Carpinteiro. Dono de um lote de café, na Roça de Monte Café, em S.Tomé e Príncipe. Terra de onde tudo brota sem pedir permissão. Manuel é de sorriso largo e rasgado, com uma fala de poema. Conta uma história única de um país que esqueceu o que era produzir o café. Ele ainda o cultiva, seca, torra e mói. Mas a vida não o desgasta. Manuel não baixa os braços. Aproveita tudo o que a terra lhe dá como se fosse uma bênção. Uma semente é uma riqueza. Um bago. Uma vagem de baunilha. É impossível descrever Manuel em palavras, muito menos em fotografia. Falta o tempo húmido que cola à pele. O cheiro a terra molhada e a banana-pão acabada de fritar. Falha o som das crianças a gritar lá fora. Acima de tudo, falta a sua gargalhada permanente. Manuel é uma das poucas pessoas a produzir café em S. Tomé e Príncipe.”
+ documentário online em http://vimeo.com/123376265

BRUNO CARNIDE
Bruno Carnide (16 de junho de 1987), natural de Leiria, mostrou, desde cedo, que o seu percurso artístico e profissional seria o da 7.ª Arte, sendo que, ainda bastante jovem, foi impulsionador e organizador de vários eventos e festivais de música e cultura. Licenciado em Som e Imagem, pela Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha, o realizador conta com 10 curtas-metragens independentes realizadas, muitas premiadas a nível nacional e internacional e exibidas em dezenas de festivais e mostras de cinema em Portugal e no estrangeiro.
+ em http://brunocarnide.com

COFFEEMUSEUM.COM
Enquanto um paralelismo com o mundo real e um museu físico, o COFFEEMUSEUM apresenta uma colecção permanente e outras exibições temporárias de vídeo e fotografia. Estas mostram, de forma completamente inovadora, a cadeira de valor do café – desde a plantação ao consumo – desvendado todos os “segredos” do trading; tradições, mitos; superstições; percepções e, principalmente, histórias.
+ em www.coffeemuseum.com

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s