PARCERIA ESAD.CR – SOCEM-INPACT: CONCURSO INPACT 3D ARTE & DESIGN

No âmbito da parceria estabelecida em Maio com a empresa SOCEM-INPACT foi lançado um concurso de exploração livre de modelação 3D denominado INPACT 3D ARTE & DESIGN, com o objetivo de criar peças únicas em 3D através da criação em arte e do design (e imaginação sem limites), destinadas a serem produzidas por Fabricação Aditiva, usando “processos de adição por deposição”, em equipamentos disponíveis na empresa. Os projectos, depois de impressos, farão parte da galeria de demonstração da empresa.

O concurso teve o acompanhamento técnico do professor João Mateus e funcionou como tema facultativo de projeto final nas unidades curriculares de Técnicas de Representação Digital dos cursos de Design Industrial e Design de Produto – Cerâmica e Vidro e contou ainda com a participação de alunos que frequentaram anteriormente a disciplina de Prototipagem Digital 3D.

Foram apresentados cerca de vinte projetos utilizando diversas técnicas de modelação 3D, como a paramétrica (com o software SolidWorks) e a poligonal (com o 3D Studio MAX). Numa primeira fase, a empresa INPACT selecionou os oito que se adaptavam melhor aos parâmetros do concurso. Posteriormente, um júri composto por elementos da ESAD.CR e da INPACT escolheu as peças que se consideraram tecnicamente mais elaboradas e cujo conceito permitiria mostrar o potencial das tecnologias de fabricação aditiva como método de produção sem restrições de forma.

Tal como era referido no briefing do concurso, os alunos que participaram sentiram que “a exploração das tecnologias de impressão 3D tornou-se irreversível e adquire uma importância fundamental para indústria e designers, numa altura em que as alterações de algumas práticas de projeto e produção são evidentes. O tema é atual e a experimentação da impressão 3D, como eventual futuro para designers e fabricantes, é incontornável, seja como um processo para pequenas séries, seja como trampolim para futuras produções industriais.”

 

Os vendedores foram:

 

1º Lugar – Jorge Carreira – “Dente-de-leão” – Mestrado em Design de Produto

2º Lugar – Diogo Cleto – “Luminária” – Licenciatura em Design de Produto – Cerâmica e Vidro

3º Lugar – Ricardo Loureiro – “Luminária” – Licenciatura em Design Industrial

4º Lugar – Agostinho Júnior – “Variações com estruturas hexagonais” – Licenciatura em Design Industrial

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s